|
História da Cidade de Bertioga
Bertioga das origens até os dias atuais
Antes de ser colonizada pelos Portugueses, Bertioga era habitada pelos índios que a chamavam de 'Buriquioca', que na língua Tupi, 'Buriqui' significa Macaco grande e 'oca', morada. Bertioga significa morada dos macacos grandes, pois o Morro da Senhorinha era lugar destes animais.
Em 1531, no exato local do encontro das águas dos canais da Ilha de Santo Amaro com o mar aberto, o Governador Geral da Costa do Brasil, Martim Afonso de Souza, aportou. Ali foi fundada o vilarejo de Bertioga que, desde aquela época, teve um importante papel na defesa das povoações contra os ataques indígenas. Sua primeira fortificação foi construída em 1547, recebendo o nome de Forte São Tiago ou São João. Os ataques, no entanto, eram tão constantes e destemidos, que foi erguida outra fortaleza no lado oposto do canal: o Forte de São Felipe ou São Luis. Foi deste ponto que partiu a esquadra da Estácio de Sá para combater os invasores franceses, que tentavam dominar o Rio de Janeiro, com a pretensão de fundar ali a França Antártica. No dia 19 de Maio de 1991, o povo de Bertioga foi às urnas votar no plebiscito que decidiu pela separação de sua sede, a cidade de Santos. No dia 31 de dezembro de 1991, o Governador do Estado de São Paulo, Dr. Luiz Antonio Fleury Filho assinou o Decreto Lei nº. 7664, que oficializou a criação do Município de Bertioga. Bertioga é um dos municípios de maior área verde de todo o Estado. O Parque Estadual da Serra do Mar estende por mais da metade do total da área do município. Mais de trinta e três quilômetros de praia, uma extensa área de manguezais, rios, cachoeiras, fauna e flora exuberantes. A Riviera de São Lourenço, antigamente uma fortaleza, transformou se num dos mais modernos centros de turismo, compatibilizando a preservação ambiental com o desenvolvimento.
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Bertioga, por Decreto-Lei Estadual no 14334, de 30 de novembro de 1944, no Município de Santos. Elevado à categoria de município com a denominação de Bertioga, por Lei Estadual no 7644 de 30 de dezembro de 1991, desmembrado de Santos, Sede no antigo Distrito Bertioga. Constituído do Distrito Sede. Sua instalação verificou-se no dia 01 de janeiro de 1993. Gentílico: Bertioguense
Fonte: Biblioteca IBGE / cnm.org.br
Com 85% de sua área preservada, Bertioga tem atrativos como: cachoeiras, rios e trilhas ecológicas, que fazem da Cidade um ótimo roteiro para quem busca equilíbrio com a natureza.
Os amantes da pesca também tem opção de lazer. Para os partidários, Bertioga oferece os melhores pontos de pescaria e ainda o turismo náutico, com passeios diários pela costa marinha e pelo Canal de Bertioga, que mostra a exuberância dos rios que banham a Cidade, revelando uma hidrográfica com águas cristalinas.
As festas gastronômicas, como a Festa da Tainha, Camarão na Moranga, Festa dos Estados com comidas típicas da região (Jardim São lourenço); além da história e cultura que são atrativos para os turistas que visitam Bertioga.
Em pleno desenvolvimento imobiliário, Bertioga contempla em seu território o loteamento Riviera de São Lourenço, que tem como bandeira a responsabilidade ambiental.
Visite Bertioga e se encante!
Vila Itatinga - Um Paraíso Ecológico
Situada na encosta da Serra do Mar, a pequena Vila de Itatinga é um paraíso ecológico. Escola, posto médico, padaria, a Capela N. Sra. da Conceição e setenta casas em estilo inglês bem preservadas, e ladeiam a via férrea que se estende até o interior da Usina, construída em 1903 para abastecer de energia o Porto de Santos. Passeios pela Vila, sempre na companhia de guias especializados, são organizados por agências autorizadas pela Codesp, Companhia Docas do Estado de São Paulo. O acesso é feito por trilhas planas num percurso de 6 km (ida e volta), com muita vegetação e rios de águas límpidas que formam piscinas naturais; há variedades de bromélias, frutas como muricis, araçás, gabirobas e pitangas, além de arapongas, tucanos e sabiás, saúnas, teiús e uma infinidade de borboletas. O trajeto da Usina até o Rio Itapanhaú é realizado por um bondinho, um passeio muito agradável com bela paisagem.
Disktour 0800- 173887
|
|
|