
totalmente reformado e com mais acessibilidade, neste Sábado (9/11/24)
A entrega da revitalização do Parque dos Tupiniquins,
localizado no Centro de Bertioga, acontece no sábado (9), às 18h. Entre as
melhorias, estão acessibilidade, iluminação especial e música ambiente. Durante
a cerimônia de inauguração haverá uma apresentação da Orquestra Municipal.
No local que abriga o Forte São João - primeira fortaleza do
Brasil, foram instalados mais de 20 refletores coloridos, que irão alternar as
cores em eventos e comemorações. Também foram instaladas 570 luminárias para
iluminar todo o Parque. Outra novidade é o sistema de som ambiente, que irá
alegrar as tardes e os eventos no local.
Entre as melhorias, também estão as instalações de
passarelas e decks em madeira plástica, cobrindo uma área de 3.500 m². Essas
estruturas facilitam o deslocamento de pessoas com mobilidade reduzida,
incluindo cadeirantes. O projeto também incluiu a construção de banheiros e
demais estruturas para realização de eventos.
"O Parque está de cara nova, mais acessível, e pronto
para fomentar ainda mais o turismo em nossa cidade. A acessibilidade agora é
uma realidade, beneficiando pessoas com dificuldade de locomoção e
cadeirantes", afirmou o prefeito de Bertioga, Caio Matheus.
A obra também inclui a instalação de um elevador no piso
superior do Forte São João, em operação desde março deste ano. Essa estrutura é
uma das exigências para que a fortaleza seja reconhecida como Patrimônio
Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a
Cultura (Unesco).
A reforma do Parque dos Tupiniquins integra a primeira fase
da reurbanização da orla do Canal de Bertioga. Os serviços foram executados
pela Sabino Comércio e Empreiteira Ltda. com recursos do Departamento de Apoio
ao Desenvolvimento das Estâncias do Estado de São Paulo – Dadetur no valor de
R$ 7.195.355,44.
Apresentação Cultural
Para abrilhantar ainda mais a inauguração do Parque dos
Tupiniquins, haverá uma apresentação da Orquestra Municipal, formada por alunos
de música da Prefeitura.